Mais do que decidir o destino e o que fazer lá, para desfrutar de dias divertidos e também de descanso, é essencial se planejar na hora de montar a sua mala para a viagem, a fim de evitar estresse desnecessário.
O primeiro passo é a escolha da mala, tudo depende de como você irá viajar e o estilo da viagem. Por exemplo, se for de avião, atente-se às exigências da companhia aérea, como o tamanho e o que pode ser transportado.
Se a viagem for de carro ou ônibus, acaba sendo um pouco mais tranquilo. Porém, indicamos o uso de uma mala, independente do tamanho e, uma mochila ou bolsa de mão, principalmente, para levar itens de valor e produtos de higiene pessoal, por exemplo.
Agora que você já definiu a sua mala, vamos para a parte que é muito importante – como organizar ela, otimizando os espaços e não levando itens desnecessários. Vamos lá
01 – Faça um checklist
Fazer um checklist é fundamental, pois você consegue eliminar o que, de fato, não precisa levar. Monte um roteiro da viagem, pois isso determina o que precisa levar, se vai necessitar de algo especifico. Faça uma anotação geral de tudo o que pretende levar e depois vá riscando aquilo que não vai fazer falta na viagem.
02 – Escolha bem as roupas
Uma dica muito interessante é já fazer as combinações de looks que pretende usar nos dias da viagem. Opte por roupas neutras, pois você consegue fazer diferentes combinações. Além disso, escolha peças versáteis, como camisas, vestidos, camisetas e jeans.
Não esqueça das roupas intimas, é interessante levar, pelo menos, 2 peças por dia de viagem e, outra dica, é lavar as peças intimas durante o banho, assim, você economiza na quantidade de peças.
3 – Use Kits Organizadores
Eles estão com tudo e, realmente, facilitam muito a vida na hora de organizar a mala. A dica é nichar as peças, pois vai otimizar na hora de procurar. Por exemplo, fazer um saco para roupas íntimas; peças de cima (blusas, camisas); peças de baixo (saias, shorts, calça); biquinis; chinelos, entre outros. Desta forma, você identifica onde está o que precisa, sem ter que desmontar a mala toda.
4 – Atenção aos líquidos
A dica geral é, opte em levar os seus produtos de higiene pessoal, como os shampoos, cremes e demais líquidos, em frascos menores, para não ocupar tanto espaço na mala. Porém, se for viajar para fora do Brasil, fique atenta! Nos voos internacionais só é permitido transportar os líquidos em embalagens de até 100ml, no máximo 10 frascos, totalizando 1 litro por passageiro.
Com essas 04 dicas simples, você já evita uma tremenda dor de cabeça. E atenção: mala tem que ser organizada com tempo, seguindo o planejamento, se possível. Assim, você não esquece de nada e não leva itens que não irá usar.
Muitas vezes, quando a mala é organizada na véspera da viagem, os itens são colocados de qualquer forma, o que não otimiza espaço e, sem dúvida, vai te deixar estressada. Se for viajar a família toda, requer ainda mais planejamento, por isso, antecipe-se.
Mala bem organizada já é meio caminho andado para curtir a viagem sem preocupação, pois, chegando no destino final, não irá se preocupar em ficar tirando tudo da mala para encontrar o que precisa. Organização salva vidas. Aproveite e boa viagem!