Categorias
Uncategorized

Como se organizar financeiramente no começo de ano?

A virada de ano é uma ótima oportunidade para realizar mudanças e incluir novos hábitos, não é mesmo? Estamos com aquele sentimento de renovação, com vontade de realizar aquilo que desejamos e, é claro, conseguir mais dinheiro.

Mas, mais do que conseguir dinheiro, é extremamente importante, saber cuidar e gerir este dinheiro, afinal, com organização financeira, é possível realizar seus sonhos, sem comprometer o orçamento e ficar no vermelho sempre.

O primeiro passo para cuidar melhor do dinheiro é a educação financeira em si, hoje em dia, existem muitos conteúdos na internet, que ensinam o básico que já funciona, com dicas simples de como se organizar.

Pensando nisso, vamos apresentar algumas dicas iniciais, que, sem dúvida, já irão te ajudar neste novo ano. Confira:

– Faça um balanço do ano anterior:

É muito importante olhar para como foram as finanças no ano que passou, principalmente, como você se comportou. É interessante analisar mês a mês, ver o que você fez de positivo e quais foram as principais falhas, a fim de não cometer os mesmos erros no novo ano.

– Crie um planejamento financeiro:

Aqui, é o momento de você definir quais são suas prioridades ou aquilo que você deseja realizar. O próximo passo é definir o seu orçamento mensal, ou seja, seus gastos precisam estar dentro do valor que você recebe e é, essencial, ter uma reserva financeira. Nunca utilize o valor total do seu orçamento.

– Repense seus hábitos de consumo:

Uma coisa é certa, sua vida precisa ser condizente com a sua realidade financeira. Não adianta sair gastando sem pensar, além do valor que você terá de entrada, pois a conta não fechará nunca. É primordial estabelecer uma planilha de gastos, onde você anota desde o cafezinho que tomou, até as contas maiores, para que possa controlar ao longo do mês e não extrapolar o seu valor.

Neste tópico, é necessário fazer uma análise bem criteriosa, a fim de retirar aquilo que, de fato, não é necessário, conforme vamos explorar melhor no próximo tópico.

– Corte gastos desnecessários:

Tenho certeza que quando você analisar os gastos do ano que passou, verá que muitos deles poderiam ter sido evitados ou em um volume menor. Por exemplo, gasto com comida por delivery, muitas vezes, por conta da praticidade, acabam priorizando realizar o pedido online e isso, somando, pode se tornar um montante alto. A dica é, analise quais são suas despesas essenciais e aquelas que são dispensáveis e que consegue viver sem elas.

Isso não significa que você não pode pedir uma comida online, pelo contrário, você trabalha e merece, porém, opte em pedir em ocasiões especiais ou finais de semana, por exemplo.

– Defina metas e objetivos

A vida não é feita apenas de trabalhar para pagar contas, é mais do que essencial sonhar e, principalmente, realizar. Mas, o planejamento é essencial. Por exemplo, se desejar fazer uma viagem, você irá definir um valor mensal que você deverá guardar, para que no período que irá realizar a viagem, tenha o valor total.

Desta forma, você traça a meta e sabe o que precisa fazer para realizá-la, cortando gastos desnecessários, pois sabe o valor que precisa guardar, para realizar tal sonho.

Não é algo difícil, porém, exige comprometimento. Sabemos que a maioria da população não tem dinheiro sobrando e, inclusive, falta uma consciência financeira para muitos. Por isso, nas lojas Leve sempre priorizarmos oferecer condições de pagamento facilitadas.

Neste início de ano, é comum dar aquela apertada, pois são muitas contas a pagar, porém, com organização é possível. Sabemos também que é uma época que precisa dar uma renovada no guarda-roupa, por conta do trabalho e das aulas.

Aproveite para realizar suas compras agora em janeiro e começar a pagar apenas em abril. A Leve te ajuda a dar umas férias para o seu bolso, para que você possa garantir roupas e calçados que precisa e tenha um prazo maior para pagar.

Se organize. Tá fácil, Tá na Leve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *