Categorias
Uncategorized

Decor: tons terrosos

Os tons terrosos ganharam força em 2020 e seguem como uma tendência forte em 2022. Saiba como explorar em seus ambientes.

Que as cores têm poder de transformar um ambiente, você já sabe, não é mesmo? Através delas é possível transmitir sensações, imprimir a personalidade dos moradores e transformar completamente o espaço.

Os tons terrosos remetem a forma mais natural das coisas, acima de tudo e, trazem tonalidades mais quentes, o que deixa o lar mais confortável e aprimora o contato dos moradores com a natureza.

A paleta de cores terrosas abrange, principalmente, as cores marrom, caramelo, terracota, bege, marsala, tons rosados e até mesmo verde, que remetem ao aspecto orgânico, de forma mais pura e simples. As cores podem ser exploradas nas texturas, nas paredes, nos móveis, tapetes, almofadas e cortinas que compõem o ambiente.

Se deseja usar mais de uma cor da paleta em apenas um cômodo inteiro, opte pelo mix de combinações. Por exemplo, deixe que os tons mais quentes fiquem nos detalhes, como as almofadas, mantas e itens de decoração nos tons terrosos e, nas paredes explore tons mais suaves, o que trará equilíbrio.

Mas, se a sua ideia é deixar o ambiente mais vibrante, usando a mesma paleta de tons terrosos na decoração, inverta a ordem – deixe as paredes com as cores mais quentes e os detalhes decorativos nos tons mais claros e suaves da paleta.

Uma dica muito interessante é você explorar na decoração os materiais que, de fato, lembrem a natureza, como palha, madeira, bambu e outros. Vasos de cerâmica natural é uma ótima opção também, pois deixam a decoração ainda mais leve e fresca.

Outro material que harmoniza bem com os tons terrosos, é o couro ecológico. Ele garante um charme bem especial para o ambiente – opte por móveis, como poltronas e sofás em tons marrons e as capas de almofadas e cabeceiras da cama deita desse material.

Já que falamos em cama, você pode explorar os tons terrosos no quarto, sim. Principalmente, por conta da sensação de aconchego, tão necessária na hora do descanso. Uma dica é destacar apenas uma parede com tom terroso e completar o ambiente, seja com as almofadas, mantas, colchas na tonalidade terrosa que você mais gosta.

A iluminação dos ambientes que exploram tons terrosos também faz diferença. Na sala, pode-se utilizar tom mais amarelado, que contrasta bem com as cores, criando um ambiente harmônico. Já nos quartos, opte por uma iluminação ainda mais quente, em tom alaranjado, no teto ou abajur, pois cria a sensação de aconchego e calma, o que ajuda a desacelerar.

Viu como os tons terrosos permitem muitas possibilidades? Não tenha medo de usar essa paleta em seus ambientes, sem dúvida, conseguirá algo sofisticado, moderno e com a sua cara, o que mais importa. Deixe a sua criatividade fluir e arrase!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.