Categorias
Uncategorized

Higiene do sono, já ouviu falar?

Incluir hábitos simples em sua rotina antes de dormir, proporciona uma noite de sono com qualidade.

Da mesma forma que é necessário cuidarmos da higiene do corpo, dar atenção à higiene do sono também é fundamental, afinal, ela está ligada diretamente ao nosso descanso físico e mental. Mas, o que é a higiene do sono?

Podemos definir a higiene do sono como: os hábitos diários e as práticas executadas antes de dormir, que ajudam a melhorar a qualidade do sono e, inclusive, contribuem para um adormecimento mais fácil.

Separamos algumas dicas simples, que irão ajudar em uma rotina de sono mais saudável. Confira:

Crie e mantenha uma rotina de sono

Faz toda diferença ter uma rotina de sono. É ideal deitar e acordar no mesmo horário todos os dias, inclusive, nos finais de semana. Assim, o seu organismo reconhece o relógio interno e, consequentemente, surge a necessidade de dormir.

Crie um ambiente que induza ao sono

Prepare o seu quarto para que seja um ambiente relaxante e adequado ao sono: deixe-o escuro, em silêncio, com roupa de cama confortável, temperatura agradável e evite televisores ou computadores ligados no quarto, o ideal é que seja apenas seu local de descanso.

Evite o consumo de bebidas alcoólicas e com cafeína

As bebidas alcoólicas e as que contém cafeína, como cafés, chás e refrigerantes, agem como estimulantes, o que faz com que você “perca” o sono e, aumentam também a frequência de vezes que você irá levantar da cama, ou seja, terá uma noite de sono comprometida e sem qualidade. O ideal é ingerir essas bebidas pelo menos 4 horas antes de dormir.

Evite a ingestão de alimentos pesados

Ingerir alimentos gordurosos ou pesados no período da noite, pode ocasionar insônia e indigestão, o que não é legal. Opte em um jantar com alimentos mais leves e faça a refeição horas antes de dormir, mas, não fique sem comer, pois isso também compromete a qualidade do sono.

Não fique monitorando o relógio

O hábito de ficar conferindo a hora depois de se deitar, apenas aumenta o nível de estresse, principalmente, quando não está conseguindo dormir. A dica é não ficar olhando o relógio e buscar ir para a cama quando já estiver com sono, caso deite e em 20 minutos não durma, levante, leia um livro ou faça algum exercício leve de respiração, para que o sono venha.

Durma pelo menos 8 horas por dia

Criando sua rotina de sono, o seu corpo irá se acostumar com o processo de dormir e acordar no mesmo horário, isso é hábito. E dormindo bem 8 horas por noite, te levará a um sono muito melhor, sem dúvida.

Bom, agora que você recebeu essas dicas, coloque em prática e busque manter uma rotina de sono saudável e, assim, irá perceber como o seu humor, sua disposição e sua saúde ficarão melhores. Dormir bem também é investir em você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.